2009/01/05

Da ponte mais larga...

 
.
Nesta foto dá para perceber um pormenor que achei muito interessante na arquitectura 'típica' da Holanda: a inclinação das casas. Podem reparar (no lado esquerdo vê-se melhor) que as casas estão ligeiramente inclinadas para a frente. Não se trata de uma deformação provocada pela perspectiva, isto é propositado! As casas são bastante estreitas e as escadas também, logo torna-se difícil, senão impossível, fazer mudanças de mobiliário através das escadas. A solução arranjada pelos holandeses foi a aplicação de ganchos no topo das casas (conseguem ver alguns na foto) para puxar as coisas por uma roldana. Para evitar que as coisas fossem a bater na parede e se estragassem ou estregassem a parede começaram a fazer as frentes ligeiramente inclinadas para a frente... engenhoso, mas não seria mais fácil fazer umas escadas de jeito?
.

2 comentários:

  1. antes de mais obrigada pela explicaçao.. esta mto elucidativa.. :) depois, tenho de te elogiar... esta brutal, esta fotografia...

    as cores... a composição.. o enquadramento.. o primeiro plano com as bicicletas... bem, so te posso dizer uma coisa, mano, "c'um catano!" ;)

    abraços

    ResponderEliminar
  2. Já aprendi algo hoje...

    Eu acho que a fotografia está um bocadito escura. Mas provavelmente pode ser do meu monitor que já está a dar as últimas.

    ResponderEliminar