2007/11/27

Convento de Penafirme



'Sem Título', Ruínas do Convento de Penafirme, Praia de Santa Rita Sul, 26. Novembro.2007
BenQ DC C800; ISO 50; Exposição 1/545s; Abertura de diafragma f6,4; Distância focal 8,2mm


As ruínas do Convento de Penafirme (pelo menos de uma das antigas fundações, já que eu cheguei a ter aulas no actual) situam-se bem juntinho da praia de Santa Rita sul. É um edifício do séc XVI, e ficava junto de uma lagoa que com o decorrer dos tempos se foi transformando em praia (Santa Rita Norte, Santa Rita Sul e Porto Novo). Já não seria o primeiro edifício do convento, diz-se que existiu um outro anteriormente, mas junto ao mar e à lagoa. Também não foi o último, no séc XVIII foi feito outro edifício a pouco mais de um km dali, onde hoje funciona um seminário, juntamente com uma escola.
Há uma lenda que conta que o convento foi atingido por um maremoto no terramoto de 1755. Já faz parte da cultura popular aqui da zona... do mesmo modo que faz a história do Frei Aleixo, que teria fugido das águas para um monte que fica defronte do convento. Chegado lá acima (e asseguro que custa muito subir aquilo, ainda por cima a fugir de um tsunami) caíu para o lado e morreu. Uma cruz assinala o sítio onde morreu... mas consta que o sr Frei Aleixo não foi contemporâneo do terramoto, pelo menos do de 1755.
Isto tudo serve apenas para vos dizer que vos vou mostrar nos próximos dias uma série de quatro fotografias que tirei ontem à tarde numa visita às ruínas deste convento...

1 comentário:

  1. Dentro do teu "amadorismo" tu és um senhor na fotografia...está foto está excelente, parabéns!

    ResponderEliminar