2009/04/28

2009/04/24

Sementes 2

 
Esta é uma foto que me orgulho de partilhar convosco, porque gosto realmente do resultado.
Um abraço a todos.

2009/04/22

2009/04/16

Geometria

 
Porto de Mós
.
Esta foto, não ficou grande coisa, até porque o dia não oferecia grandes oportunidades, pois o céu estava tudo menos interessante. No entanto, tentei aproximar a edição da estética de um videoclip de Mylene Farmer: Je te rends ton amour .
Para quem não a conhece, é uma espécie de Adelaide Ferreira mas francesa. Desde o início tem tido sempre grandes videos para as suas músicas, explorando vários ambientes 'históricos' e aplicando em alguns deles grandes doses de sensualidade. Se quiserem perder uma meia horita, aconselho igualmente o visionamento de Desenchantée, Libertine (um filme autêntico), Tristana (outro com 10 minutos) e os mais recentes Fuck them all, Q.I., estes últimos talvez os mais interessantes ao nível de imagem.

2009/04/15

Recordar com gratidão

 
Porto de Mós
.
A gratidão com que os 'portugueses de 1940', assim como os portugueses dos finais do século XIX  (e de outras nacionalidades também) recordaram a história de castelos, mosteiros e etc, por esse país fora faz-me sempre franzir o sobrolho. Não consigo deixar de pensar no que é que se inventou/interpretou na busca da chamada pureza original do monumento... mas isso já entra pelas teorias de conservação e restauro, algo que não me sinto assim tão à vontade para comentar.
Outra coisa que me vem igualmente à memória a propósito deste tipo de 'recordções' é o livro A idade média: uma impostura, de Jacques Heers, um dos livros que mais me marcou, por mostrar que o nosso passado se torna naquilo que racionalizamos sobre ele, sobre o que nele valorizamos e no modo como valorizamos. Logo, a história 'deste' castelo será também aquela que os 'portugueses de 1940' recordaram com gratidão, para além da outra, a que os portugueses de 1300-e-troca-o-passo ali viveram.

2009/04/12

Mais um ano de EAL

Nesta data querida o EAL faz 2 anos que está online... a todos quantos por cá passaram e passam, a todos quantos comentaram e comentam... a todos, simplesmente, o nosso muito obrigado (meu e do blog...).
.

Lux Award 2009

No momento em que este blog prefaz dois anos de existência - uma boa idade para um blog, pois na maioria dos casos são modas ou vypes que passam rapidamente - decidi lançar uma homenagem aos que comigo têm partilhado horas internauticas... surgiu assim o Lux Award 2009, para mimar quem me serve de 'candeia que vai à frente', que me aponta erros, elogia 'sucessos', dá sugestões...
Pois aqui fica então o prémio nas várias 'categorias' em que o decidi atribuir: 
Para blog fotográfico, pelo prazer visual de visitar os seus cantinhos e pelas criticas que me têm feito dou um Lux Award 2009 a: (ordem aleatória)
- Alexandra - In'presion a Luz
- Remus - Pontos de Vistas
- Jorge - O meu olhar
.
Para blog amigo do património, pelo trabalho na sua divulgação:
- Sandra - Fontes e Fontanários
.
Para blog pessoal (mais ou menos fotográfico), pela riqueza da partilha das suas vivências:
- Kalil - Olhos perdidos na Cisma
- Nuno Anjos Pereira - blog homónimo
- Viajante - Ofício de Viajante
- Helena de Tróia - Na terra dos Deuses
.
Para blog de futuro:
- Gonçalo - Quem sai aos seus
.
Espero que gostem. Se quiserem meter o selo 'comemorativo' no vosso cantinho podem meter, se não quiserem não fico ofendido. O objectivo deste prémio não é a sua atribuição 'em pirâmide', mas se virem motivos para mimar alguém que vos ilumine a blogosfera e quiserem utilizar este pretexto, podem fazê-lo...
.
Um abraço
André M.

2009/04/11

Zippo 3

 
A foto final... com chama. Por acaso a que gosto mais é a segunda e não esta...
Um abraço e Pascoem muito...

2009/04/09

Zippo 2

 
Para quem não sabe o que é um zippo... aqui ficam dois atalhos: Site oficial e wikipédia

2009/04/08

Zippo

 
Um zippo, algo que eu queria já fazia tempo e que me foi oferecido por alguém especial, num dia despecial. Vou colocar três fotos que lhe tirei, uma delas com chama.

2009/04/05

'Cadê' o Capuchinho? ou À procura do Lobo Mau

 
Serra de Montejunto - Cadaval
.
Tirada pela manhã no meio de um souto (é um substantivo colectivo e o desafio é ver a que é que se refere). Na edição procurei intensificar um certo ar misterioso que a foto original já tinha.

2009/04/03

Montejunto

 
Serra de Montejuto - Cadaval
.
Foto tirada na zona da Fábrica de Gelo/Parque de Campismo Rural, utilizando uns binóculos.

2009/04/02