2011/01/24

Atenas, vila morena, terra da democracia

 
Partenon, Acrópole de Atenas
.
A Grécia do período clássico é tida como a mãe da democracia, especialmente a cidade-estado de Atenas. Não se tratava da nossa democracia, que é um conceito genérico para significar algo como «sistema político onde existe liberdade de expressar a opinião e onde se podem escolher a totalidade ou grande parte dos governantes por sufrágio directo e universal». Na democracia de Atenas a coisa era mais simples do que na nossa... ias lá - ser fosses homem e fosses cidadão - e davas a tua opinião... depois existiam uns conselhos aos quais podias fazer parte ou não, mas na prática, a democracia estava ao alcance de 'todos'... era a democracia directa.
A República Portuguesa, desde 1976, adoptou uma constituição que garante a todos os cidadãos portugueses com mais 18 anos o direito legal de votar... pena que esse direito legal não seja interpretado como dever moral. 53% de abstensionistas é um número que envergonha um país... Se está desiludido da política vai e vota em branco, ou então anula o teu voto com ilustrações jocosas 'tipo bigode e cornitos' nas caras dos candidatos (o que não deixa de ser pouco democrático, mas pelo menos tem graça)... conheço pessoas que não foram votar por puro comodismo e isso irrita-me solenemente... Como me irrita que venham depois falar da falta de liberdade da 'outra senhora'.
Só espero que os 53%, por uma questão de lógica, se abstenham igualmente de criticar ou aplaudir a actuação do Presidente da República eleito. Queriam mandar bitaitos, começassem por os mandar no boletim do dia 23 de Janeiro de 2011.
Tal como o Partenon, acho que a democracia precisa de andaimes para a escorar... ontem faltaram muitos andaimes ao chamamento!
.
2011.011

1 comentário:

  1. Subscrevo tudo o que escreveste. Mas realço a tua frase: «Só espero que os 53%, por uma questão de lógica, se abstenham igualmente de criticar ou aplaudir a actuação do Presidente da República eleito.», porque nunca tinha pensado as coisas por esse prisma.
    Tens o meu voto!

    ResponderEliminar