2008/12/18

Mesas de Utrecht - Por entre pratos e copos

O sucesso da defesa da Sabrina foi devidamente comemorado. A Doutora (por extenso) levou-nos a um restaurante mesmo por trás da Universidade para jantar com ela, a família, professores e colegas de lá. Foi a minha primeira aventura gastronómica por aquelas bandas. Nota curiosa: os professores foram de bicicleta!
As entradas tinham uma coisa estranha: carpacio de vaca. Hummmm, não me convenceu. Gosto do de bacalhau (que na minha terra tem um nome bastante mais brejeiro), mas não me convencem a comer vaca crua!! Escolhi a sopa. O nome era sonante e despertou-me desde logo a curiosidade: Sopa de Batata Dôce com Chouriço. Foi a melhor sopa que comi na Holanda, até que decidi deixar de comer sopas holandesas.
A restante ementa não era estranha... era bastante internacional e não tinha nada que fizesse franzir o sobrolho. Ficou prometido um jantar típico para o dia seguinte.
A noite continuou por conta da Sabrina, que não tinha deixado nada ao acaso e planeou uma festa numa semi-cave de um restaurante à beira de um canal. Esta caves foram feitas quando o nível da água desceu, acrescentando-se mais um passeio à beira dos canais, para o qual comunicam estas caves. O Dj tinha um casaco amarelo que eu achei genial! A festa foi bastante divertida, mas chegadas as 2 da matina acabou (eles gostam de cumprir horários) e o pessoal amigo da Sabrina decidiu (naquela língua estranha) que ia para o outro lado da cidade para um bar emborcar cerveja. Foi então que tive uma experiência bastante interessante: andar à boleia de bicicleta!
A Catarina foi à boleia com uma menina e eu com um menino, que é uma questão de decoro. Eu recusei-me a ir de lado como as senhoras a montar a cavalo e decidi ir escarranchado com uma perna para cada lado, o que me valeu ter mandado umas quantas biqueiradas em passeios e pinos de sinalização que o meu transportador parecia muito divertido em fazer razias...
Chegados ao bar o pessoal aguentou-se ali um pouco e depois fomos  dormir para casa da Ana e do Didrick, que conhecemos nesse próprio dia, mas que nos receberam como se fossemos já velhos amigos... felizmente há gente assim.
.
Na foto: as mesas do restaurante e do Toque-toque (nome do restaurante-bar da festa).

4 comentários:

  1. Mundos muito interessantes e desempoeirados!

    "Carpacio" de vaca com rúcula e sumo de limão é de comer e chorar por mais :-)

    Quanto eu gosto andar de bicicleta, pena que esta cidade seja aos altos e baixos :-(

    Abraço!

    ResponderEliminar
  2. Fotografias bem conseguidas. O controlo da luminosidade está muito bom, assim como as tonalidades conseguidas.

    Gostei do pormenor das sopas! :-)

    PS: Estou em pulgas, para que chegue à parte mais picante da histórianovela! :-)

    ResponderEliminar
  3. as tuas/vossas aventuras, lidas assim ate têm piada... pelo q a minha irma conta, as vezes aquilo n parecia assim tao divertido.. :P

    gostei das biqueiradas nos pinos.. ;)

    ResponderEliminar
  4. Olá André
    Boas fotos... a luz foi muito bem controlada.
    As tonalidades ficaram muito boas.
    Parabéns.
    Abraço.

    ResponderEliminar