2011/07/22

Comunicar a tradição

O património, tanto material como imaterial, tem que ser preservado e comunicado para que subsista no tempo, ainda que com alterações e adaptações. No caso dos tabuleiros, uma festa que tem um lado religioso e social muito forte, tendo adquirido uma grande importância a nível 'lúdico' e turístico, a comunicação é feita desde muito cedo.
As crianças são incluídas na festa, são esimuladas a ter os seus tabuleiros, a participar num cortejo... na escola aprendem o porquê da festa, como se realiza... é talvez por isto que os tabuleiros são uma festa viva e vivida.
O conjunto de fotos abaixo é relativo a uma maquete do cortejo, realizada por alunos do agrupamento de escolas de Tomar.
.
.
 . 
 .
 .
 .
2011.089

8 comentários:

  1. Muito interessante este seu trabalho!
    Cumps

    ResponderEliminar
  2. Muito bem.
    Cumpriste o teu objectivo de informar e de educar. Além disso, com estas fotografias, deixaste-me com um sorriso na boca.

    ResponderEliminar
  3. muito bonitas estas imagens, uma bela história!

    ResponderEliminar
  4. Para além da útil informação trazes-nos uma série excelente de fotografias, onde as cores e a cuidada focagem são raínhas. Exclentes trabalhos.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  5. Que trabalheira que isto deve ter dado. Ainda bem que divulgas :)
    ... e parabéns pelas fotos!

    ResponderEliminar
  6. Excelente série. O uso da profundidade de campo dá às fotos um aspecto quase documental. Como se os bonecos tivessem ganho vida estivesses no meuo deles a fotografar.

    ResponderEliminar
  7. .. e mais... uns dias antes do real cortejo dos tabuleiros, há um "mini" cortejo, dos meninos das escolinhas de Tomar... mas assim uma cena à séria! ;)

    que conjunto de imagens bonitas...

    ResponderEliminar