2012/01/09

Leiria Iluminada #1

Leiria [2011.12.23]
Canon 450D; ISO 100; f/4,5; 3,2seg; 31mm
.
Quem não tem cão caça com gato. A câmara decidiu poupar e não colocar iluminação de natal este ano (à excepção de uma árvore e umas luzes na 'aldeia do natal')... e fez muito bem! Eu, que ainda não tenho sequer 30 anos, lembro-me da época em que as pessoas enfeitavam as suas casas e os comerciantes as suas lojas, sem necessitarem que as câmaras (e na altura eu não vivia em Leiria) gastassem o dinheiro do contribuinte em iluminações sumptuosas.
A poupança da câmara teve outro efeito, tão ou mais benéfico que a poupança nos cofres. Falo da união das pessoas em torno de algo, e isto, diga-se de passagem, é uma coisa que geralmente falta nesta cidade. Uma associação e um restaurante lançaram o repto e organizaram uma coisa tão simples como iluminar o centro histórico com velas durante três ou quatro horas... a população veio à rua e foi um sucesso... parabéns a quem teve a ideia e a desenvolveu. Agora só falta aplica-la a outras áreas!
.
2012.004 e 2010.005

4 comentários:

  1. Foi uma excelente ideia!
    Confesso que senti muita falta das decorações de Natal na cidade, porque adoro este tipo de coisas. Mas nesta altura estou totalmente de acordo com a decisão da Câmara.
    Tenho imensa pena de não ter ido participar e registar o acontecimento. Obrigada André por partilhares estas imagens connosco.

    ResponderEliminar
  2. Uma feliz idéia para mostrar que o natal se faz com o coração.Feliz Ano Novo!

    ResponderEliminar
  3. Gosto muito da imagem de baixo, a edição está excelente.
    Uma fantástica foto de rua com um contraste fantástico.
    Parabéns.

    ResponderEliminar
  4. Eu vi uma reportagem sobre esta iniciativa na televisão. Muito bem. 100% de acordo.

    Entre as duas, qual escolher?
    Não sei! Estou indeciso, tal como, pelos vistos, também estavas.
    :-)

    ResponderEliminar